Jovens usam arte como protesto às obras inacabadas em Fortaleza dos Nogueiras- MA!


Jovens fortanogueirenses, do projeto “Cidadania Já”, compuseram hip hop como protesto às obras inacabadas, do município de Fortaleza dos Nogueiras (MA), que fica a 661 km da capital maranhense. Eles lançarão um vídeo clipe com a música “Chega de blá blá blá”, que trata das principais obras inacabadas do município. O projeto é coordenado pelos jovens Júnior Brasileiro e Jossen David, autor da música. Ambos são cantores e filhos da terra e reúnem no projeto, jovens de diversas idades, estilos de vida e credos, inconformados com o descaso nas obras públicas e a falta de oportunidades para a juventude de Fortaleza dos Nogueiras.
O retrato do abandono, aliado ao descaso dos gestores públicos e a falta de consciência da população é o que motiva a união desses jovens. “Nosso objetivo é envolver todos os jovens! Cadeirantes, cantores, esportistas, estudantes e todos que desejam exercer a cidadania. Conscientizar outros jovens sobre a importância de lutar pelo bem comum, saindo da apatia social, pois vivemos um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Esse é o sistema político do país, a Democracia ou pelos menos, essa é a ideia do sistema democrático. E é por isso que acreditamos que o vigor jovem precisa se envolver e lutar pelos que já não têm mais forças para acreditar no futuro”, explica um dos coordenadores do projeto, Júnior Brasileiro.
Fortaleza dos Nogueiras e sua galeria de obras inacabadas e descasos

Entre a coleção de obras inacabadas na cidade, está a construção do Farol da Educação, que iniciou em 2000. O Farol nunca foi concluído e os jovens continuam sem espaço para estudos e pesquisas. No dia 25 de Março de 2012 foi assinado pela Senhora Roseana Sarney, governadora na época, uma nova ordem de serviço para conclusão do Farol,  agora seria mais modernizando trocando os livros por computadores.

Integrando também a galeria de obras inacabadas, a construção de dois Portais, que seriam colocados na entrada da cidade. A obra foi apenas iniciada, não chegando a ser concluída. Também permanece abandonada a obra da Praça da Juventude, com previsão de palco para shows. Da praça, apenas os postes foram fixados. E a praça Gonzaguinha, em homenagem ao jovem fortanogueirense, que faleceu de causa desconhecida. Na praça, seria construída uma academia pública e quiosques para venda de lanches, como forma de abrigar e organizar o serviço de lanches informal, que já funcionava na praça da matriz e servia de renda para os moradores.
A construção inacabada da creche do município foi outro cenário do vídeo clipe. Prometida e não concluída por outro gestor, a creche serviria de grande auxílio para as mães de Fortaleza dos Nogueiras, que não podem trabalhar descansadas, pois não possuem lugar para deixar os filhos.

Outro descaso é com a saúde. Com poucas ambulâncias na cidade, recentemente, uma idosa de 94 anos, foi transportada em uma carroceria até Nova Colinas (MA), que fica a 27km de Fortaleza dos Nogueiras. O caso foi fotografado e ganhou conhecimento público, com a repercussão nas redes sociais.

A nova etapa do projeto Cidadania Já é o planejamento de ações de conscientização com os jovens desengajados e está marcado uma reunião dia 18 de Julho com jovens líderes de vários segmentos. Grande é a expectativa para o lançamento do Clipe Chega de blá, blá, blá  que será realizado nas redes sociais.

Projeto Cidadania Já!
Informações: (99) 98102-9432
Facebook: Cidadania Já!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galera estamos na Quaresma!

Trilhas de mountain biking movimentam turismo aventura na Chapada das Mesas