A Música de Deus


Dentre os temas mais controversos na atual conjuntura da igreja, o debate sobre o estilo de música a ser usado na adoração talvez encabece a lista. Esta discussão tem dividido muitas igrejas. O departamento de música de algumas de nossas congregações tem se transformado num “departamento de guerra”.
É impressionante como facilmente as pessoas se aborrecem quando se discute gosto musical. Qualquer crítica à forma da adoração das pessoas é encarada como ofensa pessoal.
Todos estão cientes das mudanças ocorridas no mundo. A música das igrejas também sofre transformações. Pentecostais e carismáticos têm experimentado “reavivamentos”, atribuídos em parte a essa nova liturgia.
Há vários fatores recebendo consideração, tais como a cultura e a preferência pessoal. Mas, seria seguro usar estes ou outros, como fatores determinantes para a escolha da música a ser apresentada ao Senhor?
A proposta deste artigo é identificar algumas características básicas música em duas balizas seguras: a Bíblia e o Espírito de Profecia.
Em primeiro lugar é preciso estar seguro de que a adoração esteja sendo regida pela verdade da Palavra e não pelo impulso humano (João 4:23, 17:17). A liturgia bíblica é teocêntrica e não antropocêntrica (Apocalipse 14:7). É dirigida a Deus. Ele é o alvo, o objeto exclusivo da adoração (Mateus 4:10).
Outro aspecto importante do culto é que ele pode tocar a emoção do adorador, mas deve privilegiar a mente, ou seja, deve ser racional, pois é este o culto agradável a Deus (Romanos 12:1).
Deve ainda ter um caráter espiritual a fim de proporcionar verdadeira comunhão com Deus (João 4:24), o que significa que não deve ficar no extremo da formalidade nem no extremo da teatralidade.
O Louvor deve também ser caracterizado pela alegria (Salmo 32:11, 122:1), mantendo-se um clima dinâmico e envolvente. Mas, jamais se deve divorciar a alegria da reverência, da decência e da ordem (Eclesiastes 5:1 e 2, I Coríntios 14:40).



A musica de Deus esta no ar, devemos buscar fazer a vontade de Deus


Força e Paz

Comentários

Unknown disse…
Gostei do texto Júnior,valeu pelas referências bíblicas!
Estamos juntos!
Paz e fogo!

Postagens mais visitadas deste blog